NO CJ POD









Apesar de não ser uma mídia tão nova (já são quase 15 anos de existência no mundo e pelo menos 10 anos no Brasil), os podcasts sempre tiveram, ao longo de sua história, alcance mais restrito e segmentado. Mas esse cenário vem mudando.

O hábito de produzir e consumir podcasts tem se tornado cada vez mais popular. Em 2018, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Podcasters (ABPod) apontou que 50% dos respondentes ouviam podcasts diariamente. Isso se deve à abertura de plataformas como o Deezer e o Spotify, a partir de 2017, para a veiculação desse formato e à facilidade e baixo custo de produção e disponibilização.


A proposta do Centro da Juventude de Pinhais é se utilizar dessa ferramenta, por meio do projeto “No CJ Pod”, que tem por objetivo postar regularmente podcasts com algumas das temáticas que mais interessam ao público alvo, sempre focando nos três eixos fundamentais: Cidadania, Convivência e Formação. Dessa maneira, os podcasts podem abordar temas como, por exemplo: uso e abuso de drogas, sexualidade, depressão, suicídio, educação financeira, tecnologia, família, carreira, educação no trânsito, saúde, futuro, ansiedade, dentre outras. Além desses, outros temas podem ser incluídos, visto que se objetiva incentivar e oferecer a oportunidade de que os próprios jovens organizem e gravem podcasts dentro desse projeto, ampliando ainda mais o leque de temáticas.


Entendemos que esse projeto possui uma grande possibilidade de ampla aceitação dentre o público alvo do Centro da Juventude, visto ser um recurso altamente popular dentre a juventude, tanto pela dinamicidade, a possibilidade que este recurso oferece de que o programa seja ouvido no horário e local de escolha do ouvinte, inclusive enquanto ele realiza outras atividades, quanto pelo seu caráter tecnológico, extremamente atraente aos jovens.


Com tudo isso, podemos dizer que o podcast é uma ótima ferramenta para atender aos anseios dos jovens.


Além disso, essa ferramenta é ainda uma boa maneira de incentivar a atuação em equipe, já que o formato dos podcasts favorece o trabalho colaborativo.