SCFV










SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS 

O município de Pinhais foi selecionado para receber o Incentivo Centro da Juventude – Paraná Seguro conforme a Deliberação 40/2017 – CEAS - PR e uma das atribuições prioritárias para este Incentivo foi implementar e desenvolver o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para adolescentes e jovens na faixa etária de quinze a vinte e quatro anos.


O SCFV é executado no Centro da Juventude, mas está referenciado aos CRAS, pois tem a finalidade de complementar o trabalho social que é realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, conforme tipificado na Resolução  nº 109, DE 11 de Novembro de 2009 (Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais). 


A mobilização do público alvo para o acesso é realizada publicizando os critérios de acesso, a fim de dar  transparência ao processo de preenchimento das vagas. 


O público atendido é composto de jovens em situação de vulnerabilidade e ou risco social, com prioridade para os casos elencados na (CIT) Resolução  N. 1, de 7 de Fevereiro de 2013. 


Os encaminhamentos dos CRAS são realizados por meio de referência e contrarreferência. A inscrição para o Serviço é realizada no Centro da Juventude, após análise pela Equipe Técnica de referência do Serviço do Centro da Juventude.


A articulação entre a Equipe técnica do  SCFV e do PAIF é feita por meio de reuniões entre as equipes e participação da equipe nas Reuniões de Rede. 


O Serviço  é realizado em grupo, organizado a partir de percursos, que são norteados por 3 eixos: Convivência Social, Participação e Direito de Ser.  Cada Eixo é trabalhado por meio de Atividades Dirigidas e, também , garantido nas temáticas desenvolvidas nas oficinas licitadas.

*Encaminhamento para as oficinas do SCFV dependem de uma avaliação técnica, por isso não existe possibilidade de inscrição por conta própria. Para mais informações entre em contato com o Cras da sua região.

 Esplanada,
Vila dignidade, Vila Palmital, Triangulo,
Vargem Grande, Maria Antonieta, Pineville – Parte 

Boa esperança, Atuba.
Jardim Claudia, Alto Tarumã, Emiliano Perneta, Pedro Demeterco.

Jardim Karla, Jardim Amélia, Parque das Águas, Parque das Nascentes, Privê,
Rosi Galvão, Graciosa, Canguiri,
Pio XII,
Alphaville. 

Weissópolis,
Vila Tarumã, Estância Pinhais, Vila Varginha, Centro,
Guilherme Weiss.